• Carregando...

A economia brasileira deve registrar no próximo ano uma taxa expansão abaixo de 3,0% e a inflação deve se manter em patamar elevado, assim como o juro, mostrou pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com levantamento do Banco Central com economistas e empresas do país, a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 deve ser de 2,80 por cento, abaixo da marca de 3,0% projetada até o levantamento da semana anterior.

Para este ano, as projeções ainda apontam para um crescimento de 5,24%.

A piora na estimativa para 2009 reflete a deterioração das perspectivas para a economia global, afetada pela crise financeira que se arrasta há mais de um ano pelos mercados mundiais.

O governo brasileiro, entretanto, insiste que o país tem condições de crescer 4% no próximo ano.

O cenário traçado para o comportamento da inflação e do juro em 2009 também piorou, de acordo com o resultado da pesquisa.

Segundo as estimativas, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,25% em 2009, acima dos 5,20% projetados no levantamento anterior.

Para 2008, os analistas consultados pelo BC esperam uma alta de 6,35%, abaixo dos 6,39% projetados anteriormente.

A meta de inflação para os dois anos é de 4,5%, com margem de variação de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Diante das incertezas que circundam as decisões de política monetária, por conta do cenário econômico atual, os analistas reafirmam a aposta que a taxa Selic será mantida em 13,75% na próxima semana, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) realiza a última reunião de 2008.

Para o próximo ano, o cenário elaborado pelos analistas prevê uma queda marginal da taxa, que fechará o ano em 13,50 por cento.

Os cálculos dos analistas para a taxa de câmbio também sofreram alterações. De acordo com a pesquisa, o dólar deverá encerrar o ano de 2008 valendo 2,20 reais. Para o final de 2009, a projeção é que a moeda norte-americana valerá R$ 2,15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]