Granja no Paraná: abate cresceu 10% nos cinco primeiros meses de 2010| Foto: Rodolfo Bührer/Arquivo/ Gazeta do Povo

O Paraná nunca produziu tanto frango quanto em 2010. O consumo interno em alta e a retomada das exportações após a crise de 2008/09 inspiram projeções otimistas no setor, que espera crescer entre 5% e 10% neste ano. Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, mantido o ritmo atual, o estado pode encerrar 2010 com mais de 1,2 milhão de animais abatidos e cerca de 1 milhão de toneladas de carne de frango exportadas. O Paraná é o maior produtor de carne de frango e o segundo maior exportador, atrás de Santa Catarina.

CARREGANDO :)

Os números positivos obtidos nos primeiros cinco meses do ano sustentam as projeções. Entre janeiro e maio, os avicultores paranaenses abateram 545,9 milhões de cabeças de frango, 10% mais do que em igual período de 2009. O desempenho é superior até mesmo ao de 2008, considerado pelo Sindiavipar como "o grande ano da avicultura". Naquele ano, o estado abateu 1,22 milhão de animais, pouco mais de 500 mil nos primeiros cinco meses. Abalado pela crise, o setor reduziu a produção no início de 2009 e, desde então, vem retomando o crescimento. Há quinze meses, o Paraná sustenta abate mensal superior a 100 mil cabeças.

O aumento da produção acontece de maneira planejada e sustentada, garante Martin. Ele cita como fatores de estímulo à ampliação dos abates a melhora das exportações, que voltaram a se aquecer depois da crise, e o mercado interno pujante, que, segundo o dirigente, estaria "crescendo a taxas chinesas". Há cerca de dois anos, o consumo per capita de carne de frango supera o de carne bovina no Brasil. Para este ano, a previsão é que cada brasileiro demande 41 quilos de frango, 2 quilos a mais que em 2009. "A carne de frango é a proteína mais barata e mais consumida no Brasil", observa Martins.

Publicidade

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) compravam a avaliação do dirigente. Levantamento mostra que, nos últimos sete anos, o consumo per capita de carne de aves cresceu 21,6% no Brasil, enquanto o de carne bovina caiu 16% no mesmo período. No cenário mundial, dados do USDA, o departamento de agricultura dos Estados Unidos, apontam a mesma tendência. Desde 1970, o consumo mundial de carne de frango teria crescido aproximadamente 2 quilos por pessoa por ano.Exportações

Não por acaso, as exportações de carne frango também estão em alta. Nos primeiros cinco meses de 2010, o faturamento da avicultura paranaense com as vendas externas avançou 43%, para US$ 625,4 milhões. Em volume, contudo, as exportações avícolas do estado ainda são 2% menores que no mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e maio, 383,1 mil toneladas de carne de frango deixaram o Porto de Paranaguá.