Para otimizar a velocidade nas entregas, o Mercado Livre anunciou neste fim de semana o lançamento o serviço Mercado Envios Flex, durante o Mercado Livre Experience, evento de inovação e tecnologia da companhia. É uma opção de logística na qual o vendedor tem a flexibilidade de recrutar portadores de diversas modalidades, seja a pé, de bicicleta, de moto ou de automóvel, para acelerar o processo de envio das encomendas, que poderá ser realizado até no mesmo dia. Como um incetivo, os vendedores que aderirem ao serviço ganharão destaque no site de vendas online.
A Grande São Paulo será o primeiro local a ter acesso à novidade. A empresa ainda não informou quando o começará a operação nem quando ela chegará a outras cidades do país. “Com Mercado Envios Flex queremos oferecer mais opções de entrega para tornar a experiência de compra ainda melhor e gerar novas oportunidades, para ampliar as vendas, tudo isso com uma tecnologia que, de forma bastante simples, contempla todas as etapas do processo”, afirma o diretor de Mercado Envios, Leandro Bassoi.
O app será de uso exclusivo do entregador. Ao final do pedido, o consumidor escolherá a opção de envio expresso. O vendedor, por sua vez, aplicará uma etiqueta específica com código QR para o envio com Mercado Envios Flex. Vendedor e entregador definirão de que maneira será feita a remessa e, a partir da leitura do código QR no app, será registrado o início do processo. O comprador poderá acompanhar as informações do trajeto, como horário de saída e entrega do produto.
Usuário poderá fazer pagamentos com QR Code em lojas físicas
Outra novidade anunciada pelo Mercado Livre foi a implementação, por meio de sua fintech Mercado Pago, de uma tecnologia própria de pagamentos para lojas físicas via QR Code. Ela está disponível a qualquer usuário dos apps do Mercado Livre e do Mercado Pago no celular e será possível realizar pagamentos nas lojas parceiras utilizando o saldo disponível no site ou por meio de cartões de crédito cadastrados. Segundo a empresa, 12 mil estabelecimentos já aderiram à novidade.
LEIA TAMBÉM: Copel lança plano de internet de 1 Giga
“Nosso objetivo com o Código QR é oferecer uma nova maneira de realizar pagamentos no Brasil, muito mais fácil e rápida, tanto para quem vende quanto para quem compra. Essa tecnologia é bastante utilizada em outros países e pode trazer muitas vantagens para o mercado brasileiro”, destaca o diretor do Mercado Pago no Brasil, Tulio Oliveira. Na Argentina, por exemplo, mesma tecnologia foi implementada há cerca de dois meses e já são mais de 160 mil as lojas e redes cadastradas, entre elas Burger King, Freddo e Havanna, o que deverá impactar cerca de meio milhão de usuários até o final do ano, estima a empresa.
Ao lojista, o Mercado Livre permite a geração do código de pagamento sem custos. O dinheiro também é recebido automaticamente, por meio de uma conta na plataforma. Até março de 2019, segundo o executivo, será oferecida taxa zero para processamento de transações com cartão de crédito e saldo em contas do Mercado Pago.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast