Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copom

Mercado mantém aposta em queda de 0,5 ponto na taxa Selic

Na semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), boa parte do mercado projeta a execução de um corte de 0,50 ponto porcentual. Hoje a Selic está em 12%. O corte, segundo analistas, não tem razão para ser menor, frente aos indicadores atuais da economia, com a inflação sobre controle e a valorização do real frente ao dólar.

"Um corte de 0,5 ponto porcentual, em tese, poderia ajudar a conter um pouco a queda do dólar. Isso porque os investidores teriam mais dificuldade em arbitrar seus investimentos em um país desenvolvido com ganhos menores ou apostar em um país em desenvolvimento com rendimento e risco maiores’’, avalia João Medeiros, diretor de câmbio da corretora Pioneer.

Para o diretor do mercado de ações da corretora Manchester, Adolir Rossi, um corte inferior a 0,5 ponto porcentual será uma "frustração’’ para o mercado. "Todos os números da economia estão favoráveis. Um corte de 0,5 ponto aumentaria a confiança do investidor e favoreceria a migração de renda fixa para variável, mantendo a força da Bovespa [Bolsa de Valores de São Paulo]’’, afirma.

Na última reunião, encerrada em 6 de junho, a inflação sob controle e a valorização do real frente ao dólar fizeram o Banco Central acelerar o ritmo de corte da taxa básica de juros. Na ocasião, o Copom anunciou a redução da Selic de 12,5% para 12% ao ano. Nas três reuniões anteriores, o corte foi menor, de 0,25 ponto porcentual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.