O mercado financeiro segue prevendo que a Selic terminará 2011 em 11,00 por cento ao ano e 2012 em 10,00 por cento, de acordo com o relatório Focus do Banco Central (BC) divulgado nesta segunda-feira, que mostrou nova revisão para baixo nas perspectivas para o crescimento econômico e para a inflação em 12 meses.
Esse é o último relatório Focus antes da decisão de política monetária, que ocorrerá na próxima quarta-feira. As instituições consultadas pelo BC reduziram ainda para 5,58 por cento a expectativa para a inflação em 12 meses, ante 5,62 por cento há uma semana. As estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e para o próximo também foram cortadas.
Para 2011, o mercado espera que a economia avance 3,10 por cento, contra 3,16 por cento na semana anterior. A previsão para 2012 caiu para 3,46 por cento, frente a 3,50 por cento no documento anterior.
Na contramão, as previsões para inflação neste ano e no próximo sofreram leve acréscimo. O prognóstico para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu a 6,49 por cento, ante 6,48 por cento na semana passada, enquanto a perspectiva para 2012 teve ligeiro avanço a 5,56 por cento, na comparação com 5,55 por cento da última semana.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast