A pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), mostra que o mercado financeiro antecipou a previsão para o início do ciclo de aperto monetário esperado para 2011. Até a semana passada, o mercado previa que o aperto na economia começaria em abril, mas a pesquisa de desta segunda mostra que esse prazo foi antecipado para janeiro.
Pela mediana das previsões, a Selic (a taxa básica de juros da economia) subiria 0,50 ponto porcentual no primeiro mês do governo de Dilma Rousseff, para 11,25% ao ano. Depois, haveria elevação idêntica em março, o que levaria a taxa para 11,75% ao ano. O ciclo de alta terminaria em abril, com o último aumento de 0,50 ponto porcentual, o que levaria o juro para 12,25% ao ano. Até a semana passada, a previsão era de que o ciclo também seria composto de três aumentos, mas entre abril e julho.
Na pesquisa de hoje, a expectativa para a Selic média no decorrer de 2011 subiu de 11,78% para 12,06% ao ano, ante 11,59% ao ano de um mês atrás. Para 2010, a previsão de juro médio seguiu em 10,03% ao ano pela 15ª semana seguida.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast