O mercado publicitário movimentou R$ 19,591 bilhões no primeiro semestre, com crescimento de 11%, em valores correntes, sobre o mesmo período do ano passado. O número refere-se ao investimento dos anunciantes com compra de espaço para anúncio nos veículos de comunicação (R$ 15,9 bilhões) somado aos gastos com a produção dos comerciais (R$ 3,7 bilhões).
Os dados são do Projeto Inter-Meios, publicação do grupo Meio & Mensagem com base em dados fornecidos pelos veículos de comunicação. Os veículos pesquisados correspondem a 90% do mercado, mas o número é extrapolado para abarcar 100% do mercado.
Segunda mídia em faturamento publicitário, os jornais registraram crescimento de 4,2% no primeiro semestre, encerrando o período com 11,67% de participação e R$ 1,67 bilhão de faturamento bruto.
As mídias internet e TV por assinatura lideraram o crescimento do setor, com alta de 18,4% e 17,99%, respectivamente, nas receitas com publicidade.
A internet encerrou o período com R$ 738,9 milhões de faturamento bruto e 5,17% de participação de mercado. O dado não mede, contudo, gastos com links patrocinados e anúncios em redes sociais.
As TVs por assinatura ultrapassaram o meio rádio em faturamento, encerrando o período com R$ 580,2 milhões de receita publicitária e 4,06% de participação.A TV aberta ampliou ainda mais a sua fatia do bolo publicitário, com alta de 13,55%, alcançando 64,8% de participação. Em termos absolutos, o meio TV faturou R$ 9,2 bilhões no primeiro semestre.
Apesar de ter sido ultrapassado, primeiro pela internet, e agora pelas TVs por assinatura, o meio rádio segue com um crescimento expressivo, de 10,04%.Já o meio revista, terceiro maior meio em faturamento publicitário, viu suas receitas caírem 2,35% no período, para R$ 865 milhões.
Com apenas 0,3% de participação no bolo publicitário, cinema cresceu 13%.O investimento em mídia exterior cresceu 5,78% e o segmento obteve 3,06% de participação. Guias e listas, com 0,92% de participação, encolheu 10,3%.
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