O mercado iniciou 2013 reduzindo a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano a 3,26%, ante 3,30% na semana anterior, mostrou pesquisa Focus do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira (7).
Em relação à inflação em 2013, os analistas consultados elevaram a projeção para 5,49%, frente a expectativa anterior de 5,47%, longe do centro da meta de 4,5%.
Para 2012, a projeção para o PIB foi mantida em expansão de 0,98%, depois de os analistas terem estimado um crescimento abaixo de 1% na semana passada pela primeira vez.
Já a para a inflação a pesquisa mostra que agora os analistas preveem que a taxa medida pelo IPCA terá chegado a 5,73% em 2012, ante 5,71% anteriormente, na quinta semana seguida em que elevaram sua projeção.
A pesquisa Focus desta segunda-feira mostrou ainda que os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerrará 2013 nos atuais 7,25%, mesmo percentual estimado para a taxa básica de juros em janeiro.
O mercado reduziu ligeiramente no Focus a previsão para o dólar para o fim deste ano a R$ 2,08, ante R$ 2,09 na semana anterior.
A economia brasileira ainda mostrava dificuldade em deslanchar no fim de 2012. A produção industrial recuou 0,6% em novembro, em meio a uma desaceleração na fabricação de automóveis e da indústria extrativa. Segundo analistas, isso deixa para 2013 a esperada retomada da atividade de forma mais efetiva.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast