Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relatório Focus

Mercado reduz mais uma vez projeções para inflação e PIB

O mercado reduziu mais uma vez as projeções para a inflação e para a taxa de crescimento da economia brasileira este ano, segundo o relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira.

O mercado estima que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá 3,09% em 2006, um pouco abaixo dos 3,11% estimados na semana anterior. No início do mês, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, revisou para baixo sua estimativa de crescimento do PIB no ano, de 3,8%, previstos em junho, para 3,3%.

Apesar disso, as últimas declarações do ministro do Planejamento, Guido Mantega, ainda mantinham a expectativa de crescimento da economia de 4,5%. Para 2007, o levantamento do BC mostra que os analistas continuam apostando que a economia do país crescerá 3,50%.

Inflação

Em relação à inflação, as instituições consultadas pelo BC reduziram para 3,03% a estimativa para a variação que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve registrar este ano. Essa estimativa está abaixo dos 3,23% estimados no levantamento anterior. Na semana passada, o IPCA-15 mostrou uma inflação mais fraca .

Juros

Para os juros, o mercado aposta que a Selic fechará o ano de 2006 em 13,50%, abaixo dos 13,75% estimados anteriormente. A pesquisa mostrou que o mercado prevê um corte maior da taxa já para a próxima reunião do Copom, em 17 e 18 de outubro.

A expectativa média do mercado passou para uma redução de meio ponto percentual, para 13,75%, em 18 de outubro. No boletim anterior, a expectativa era de um corte de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Copom.

Para o fechamento de 2007, a estimativa para o patamar da Selic foi mantida em 12,50%.

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) recuou na terceira leitura de setembro .

Na semana passada, a bolsa acumulou perda de 3,79% e o dólar ficou 2,68% mais caro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.