Após a divulgação de que o PIB brasileiro teve expansão de apenas 0,6% no primeiro trimestre de 2013, analistas reduziram suas perspectivas de crescimento da economia neste ano de 2,93% há uma semana para 2,77%, informou o boletim Focus do Banco Central nesta segunda-feira.
O documento reúne semanalmente previsões de cerca de cem instituições financeiras do país. Foi a terceira queda seguida na projeção para o PIB, que, antes de começar a cair, estava estabilizada em 3% há sete semanas e acima deste patamar desde o início do ano.
Para 2014, a projeção de crescimento da economia recuou de 3,5% para 3,4%.Economistas também elevaram suas expectativas para a taxa básica do juros -a Selic- em 2013, de 8,25% ao ano para 8,5%. Na semana passada, o BC intensificou o ritmo de alta do juro, elevando a taxa em 0,50 ponto percentual para 8% diante do atual cenário de pressão inflacionária. Para 2014, a projeção manteve-se inalterada em 8,5%.A alta de juros é um instrumento usado pelo governo para conter o consumo, uma vez que o crédito (tanto empréstimos em instituições financeiras quanto parcelamentos em lojas, por exemplo) fica mais caro. E, com menos demanda, a inflação tende a ceder.Apesar da alta do juro básico, analistas mantiveram sua expectativa de inflação elevada para este ano. A projeção para o IPCA -índice oficial da inflação- em 2013 ficou praticamente estável em relação à semana anterior, tendo variado de 5,81% para 5,80%. Para 2014,a projeção ficou no mesmo nível da semana anterior, de 5,8%.
- Economia para pagar juros da dívida cai no 1º quadrimestre
- Copom mostrou empenho do BC contra inflação, diz Tombini
- Bovespa tem maior queda em um mês e meio com PIB abaixo do esperado
- Competitividade: Brasil cai de 38º para 51º em lista de 60 países
- Taxa Selic sobe para 8% ao ano, mais que o esperado