Os mercados asiáticos tiveram uma forte queda nesta segunda-feira, afetados por dados que indicam que as tentativas de austeridade da endividada Grécia não estão dando resultados e pelo enfraquecimento do panorama econômico na Europa.
Uma recessão mais profunda do que o esperado impediu a Grécia de alcançar a meta de déficit fiscal para este ano de 7,8%, informou o governo no fim de semana.
Uma pesquisa do governo que mostrou uma melhora da confiança empresarial entre os fabricantes japoneses fez muito pouco para animar os mercados.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio caiu 1,78%, a 8.545,48 pontos. A Bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 4,38%. O índice Hang Seng encerrou o pregão com 16.822,20 unidades. As bolsas da China e da Coreia do Sul estiveram fechadas por causa de feriados nacionais.
A tendência de baixa se reflete nos principais mercados da Europa. A Bolsa de Paris iniciou o pregão em baixa de 2,41%, enquanto Londres começou a sessão com 2,28%. A Bolsa de Frankfurt registrou queda de 3,61% na abertura.