As principais bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira, impulsionadas por setores sensíveis a taxas de juros, depois do corte anunciado na véspera pelo banco central dos Estados Unidos, mas os papéis de montadoras sofreram mais uma vez.
As ações dos fabricantes de veículos ficaram sob pressão diante do esvaziamento das esperanças de um pacote de ajuda às principais empresas do setor nos Estados Unidos o curto prazo.
O anúncio da japonesa Honda, que cortou sua previsão de lucro para o terceiro trimestre pela terceira vez em cinco meses, também contribuiu para o fraco desempenho das ações.
Os Treasuries norte-americanos mergulharam depois da forte alta registrada na véspera, mas os títulos do governo japonês subiram, puxando o rendimento de 2 anos para o nível mais baixo desde fevereiro de 2006, com o aumento de especulações de que o Banco do Japão cortará a taxa de juro, atualmente em 0,30%, já nesta sexta-feira.
"Isso abre a porta para o corte de mais taxas na Ásia. Agora todos estão olhando para o Banco do Japão, que pode sentir-se na obrigação de cortar a taxa de alguma forma simbólica", disse David Cohen, diretor de previsões econômicas asiáticas do Action Economics em Cingapura.
Perspectivas de custos de empréstimos mais baixos ajudaram a impulsionar o índice MSCI,, das principais ações asiáticas com exceção do Japão, para o seu nível mais alto desde 11 de novembro, em alta de 2,4% no dia e ampliando ganhos este mês para 10,2%.
Entretanto, o índice Nikkei da bolsa de valores de Tóquio não sustentou os ganhos registrados no início da sessão, encerrando os negócios com alta de 0,52%, à medida que a valorização do iene abateu papéis de exportadores que já estão enfrentando fraca demanda global.
O índice Hang Seng, de Hong Kong terminou em alta de 2,18%, impulsionado por ações ligadas ao setor de propriedades, tais como Sun Hung Kai Properties, que seguiam as expectativas de custos de empréstimos mais baixos.
Na Coréia do Sul, o indicador Kospi subiu 0,71%, enquanto em Xangai a alta foi de 0,09%. Taiwan terminou o dia com alta de 0,67%, enquanto em Cingapura, o principal indicador terminou em queda de 2,80%.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast