A General Motors divulgou na quinta-feira aumento em 4 por cento suas vendas globais no terceiro trimestre, para o recorde de 2,38 milhões de veículos, graças à forte demanda em mercados emergentes.
Durante o terceiro trimestre, as vendas da GM na América Latina, na África e no Oriente Médio cresceram 22 por cento. A comercialização de veículos na região Ásia-Pacífico teve expansão de 16 por cento, informou a fabricante.
A maior montadora de veículos dos Estados Unidos também registrou avanço de 15 por cento nas vendas na Europa no trimestre passado.
Porém, a empresa continua a ver declínio na América do Norte, seu maior mercado: as vendas nessa região caíram 6 por cento durante o trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
A GM culpou o desempenho na América do Norte a reduções planejadas de vendas no varejo, desaceleração do mercado nos EUA devido ao aumento dos preços dos combustíveis e a preocupações com o setor imobiliário norte-americano.
A montadora está no meio de uma reestruturação que inclui mais de 34 mil demissões e o fechamento de 12 fábricas na América do Norte.