O mercado financeiro brasileiro voltou a operar com bom humor na manhã desta sexta-feira e pode ter novos recordes, se superar uma leve volatilidade. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o período em alta de 1,50%, com o Índice Bovespa em 35.459 pontos. Mantida a tendência, a bolsa pode ter novo recorde histórico de pontos.
Com a valorização dos títulos da dívida externa brasileira, o EMBI+ Brasil, que mede o risco-país nacional, atingia 291 às 13 horas, de volta ao seu piso histórico. Já o mercado de câmbio apresentou maior volatilidade e o dólar alternou altas e baixas. No final da manhã, a moeda recuava 0,09%, valendo R$ 2,284 na compra e R$ 2,286 na venda.
Em um dia de agenda interna escassa, as atenções se voltaram ao cenário americano, onde foram divulgados números sobre emprego. Foram criadas 108 mil vagas em dezembro, contra previsão de 200 mil. O dado mais fraco indica que a atividade econômica americana pode não estar tão forte quanto o estimado. Mas o número também tem uma leitura positiva, pois inibe aumentos de juros mais fortes naquele país.
- O fluxo na Bovespa está bastante positivo e vem absorvendo as correções. E a possibilidade de os juros americanos pararem de subir aumenta a expectativa de fluxo externo - disse Júlio Martins, do Banco Prosper.
O analista afirma que o mercado de ações opera embalado principalmente pela expectativa de queda de juros no Brasil e fim dos aumentos das taxas nos Estados Unidos. Com a manutenção da forte liquidez internacional, diz, a tendência é a manutenção dos ganhos.
Entre as 57 ações do Ibovespa, a maior alta no final da manhã foi de Acesita PN, que disparava 10,58% refletindo a expectativa de reestruturação proposta pela acionista Arcelor. Caemi PN é a ação mais negociada do dia e subia 1,05% no final do período, depois de anunciar a compra da Rio Verde Mineração. A única baixa do Ibovespa era de Contax PN, que recuava 0,34%.
O mercado de câmbio continuou a ter como principal destaque os leilões de compra do Banco Central. A instituição anuncia após as 14h30m o resultado de mais um leilão de contratros de swap reverso, operação que equivale a uma compra de de dólares no mercado futuro. À tarde o BC também deverá comprar dólares no mercado à vista.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast