Controlada pela Daimler AG, a Mercedes-Benz espera ver um crescimento de até 15% no segmento veículos de luxo na China este ano, disse um executivo sênior, e está tentando abocanhar uma fatia maior desse mercado com a expansão para o interior do país e para cidades menores.
A companhia planeja abrir 75 novas concessionárias neste ano, sendo que perto da metade em cidades menos importantes, disse o vice-presidente de vendas da montadora na China, Nicholas Speeks, como parte de um amplo plano de recuperação no maior mercado de automóveis do mundo. "Estamos um pouco atrasados ââem relação aos nossos principais concorrentes em termos de abertura", disse Speeks a repórteres em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, falando sobre a estratégia da marca alemã durante a feira de automóveis em Chengdu.
"No passado, nos concentramos em Pequim, Xangai (e outros mercados principais na costa da China). Reconhecemos que uma de nossas falhas é o fato de precisarmos expandir nossa rede de concessionárias."
A expansão da rede é um componente chave do plano estratégico da Daimler de investir 2 bilhões de euros (2,67 bilhões de dólares) na China durante os próximos dois anos.
A montadora quer aumentar as vendas de veículos Mercedes-Benz em um terço, para mais de 300 mil carros por ano até 2015, ante uma previsão de vendas de 230 mil carros este ano.
Se atingida, a meta fará da China o maior mercado da Mercedes-Benz no mundo. Atualmente, o país ocupa a terceira colocação, atrás da Alemanha e dos Estados Unidos.