Menos de um mês após formalizar a retomada de produção de carros no Brasil, a Mercedes-Benz anunciou ontem o investimento de R$ 1 bilhão para as fábricas de caminhões e ônibus do grupo no país.
Os recursos serão aplicados durante os próximos dois anos nas unidades de São Bernardo (SP) e Juiz de Fora (MG).
Segundo o presidente mundial da área de caminhões, Stefan Buchner, a cifra será usada para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, para nacionalização da linha de caminhões extrapesado Actros, além da modernização das fábricas.
O segmento de caminhões acumula neste ano um crescimento de 16% até setembro graças ao bom desempenho do agronegócio e das condições especiais de financiamento do BNDES, que oferece taxas negativas para os produtos até o final do ano. Büchner participou ontem da Fenatran (Salão Internacional do Transporte), no Anhembi, em São Paulo.
No evento, a Mercedes apresentou um novo produto para o Brasil: o Actros AK SLT 4160, modelo extrapesado produzido na Alemanha que vai oferece a maior capacidade técnica de tração do mercado brasileiro.
O grandalhão conta com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Ele atua em conjunto com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, disponível, que foi projetado para proporcionar alto torque.
A linha Atego de semipesados também tem novidades. O Atego 2430 passa a contar com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift. E o motor Mercedes-Benz OM 926 LA do Atego 2430 Econfort apresenta novo perfil de curva de torque, que aperfeiçoa a dinâmica de engates de últimas marchas, reduzindo o consumo e aumentando o conforto ao dirigir.
Os modelos da linha apresentam ainda nova geração de eixos traseiros, novo sistema de suspensão da cabina e interior totalmente renovado, com disponibilidade de cama king size.
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