A embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, afirmou, na quinta-feira, 27, que as trocas de "ofertas complexas" para um acordo de livre comércio entre o bloco europeu e os parceiros do Mercosul devem ocorrer entre fim de maio e início de junho, antes do início da Copa do Mundo.
"Importante foi perceber, em várias declarações e gestos, que é uma oferta conjunta dos quatro países do Mercosul", disse, antes de almoço com diversos embaixadores europeus em sua residência oficial, em Brasília. "Há interesse político e econômico."
A embaixadora, de origem portuguesa, declarou estar confiante na parceria após a recente visita da presidente Dilma Rousseff a Bruxelas, onde o acordo UE-Mercosul foi tratado. "São ofertas complexas, que incluem serviços, agricultura, compras governamentais. Mas tenho certeza de que poderemos fazer a troca em breve, em junho ou fim de maio."
A chefe da delegação europeia usou uma figura de linguagem para traduzir seu tom otimista. "É um casamento. Agora, sabemos como será o vestido da noiva, mesmo sem saber ainda o rosto da noiva. Mas já podemos pensar na gravata e no terno do noivo", afirmou.
Espera
As negociações dentro do bloco europeu ainda não começaram. Além disso, o acordo está em compasso de espera pelas tratativas entre Brasil e Argentina para fechar uma oferta oficial do Mercosul.
Nesta semana, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, afirmou que a oferta argentina cobrirá 90% das linhas tarifárias - o Brasil chegou a 92% desse total.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast