Representantes do Mercosul e da União Européia (UE) iniciaram nesta segunda-feira um diálogo de dois dias para tentar a retomada das negociações para um acordo comercial, segundo fontes diplomáticas.

CARREGANDO :)

As discussões técnicas no Rio ocorrem após mais de um ano e meio de negociações paralisadas, principalmente por causa de diferenças em relação ao comércio agrícola europeu.

"Começou um diálogo que trata de encontrar um caminho para ver se existe margem para negociar, ver o que pode haver de cada lado", disse à Reuters por telefone uma fonte diplomática argentina.

Publicidade

As negociações entre a UE e Mercosul (bloco comercial integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) estão suspensas desde o início de 2005 porque a UE ofereceu resistência para dar maior acesso a seus mercados agrícolas e para acabar com os subsídios aos produtores locais. Já os europeus cobram uma maior abertura do Mercosul em produtos industriais e serviços.

A fonte argentina disse que a reunião do Rio é "uma análise sobre como se encontra a situação, quanto influi a paralisação da Rodada Doha e se há um caminho para continuar com o exercício da negociação".

A Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), iniciada em 2001 na busca por uma abertura comercial global, parou em julho devido a diferenças entre países ricos e pobres por razões similares às que paralisaram a negociação entre a UE e o Mercosul.

Diante dessa situação, a UE começou a negociar em outubro um acordo bilateral com a Índia. A exemplo do Mercosul, Nova Délhi também quer maior abertura agrícola dos países desenvolvidos.

Nos últimos anos, os EUA, que junto com a UE entraram em choque com os países emergentes na Rodada Doha, também aceleraram a assinatura de acordos bilaterais, vários deles com países latino-americanos.

Publicidade

A retomada das negociações formais entre o Mercosul e a UE depende de que ambas as partes demonstrem flexibilidade em suas posições, segundo as fontes diplomáticas.

Diplomatas sul-americanos disseram que o Mercosul está disposto a melhorar sua oferta à UE no que se refere a acesso ao mercado automotivo e de serviços, desde que haja reciprocidade européia na questão agrícola.

Entre os objetivos do Mercosul estão os de aumentar as quotas de suas exportações de carnes bovinas, aves e etanol ao mercado europeu.