| Foto: Divulgação/

A 35.ª edição da Mercosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados – deve reunir 35 mil visitantes, entre supermercadistas e varejistas do setor alimentício, além de fornecedores de diversos estados e empresas do Mercosul. Com cerca de 140 expositores, o evento vai apresentar as últimas tendências em produtos, serviços e tecnologias para o setor supermercadista. Mais de R$ 450 milhões em negócios devem ser fechados durante os dias da feira, que será realizada pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

CARREGANDO :)

Setor

Atualmente, o setor supermercadista gera 60 mil empregos diretos no Paraná e conta com 2.400 lojas com dois ou mais caixas. O faturamento dos supermercadistas no estado em 2015 foi de R$ 19 bilhões.

Publicidade

O ano de 2016 é o terceiro seguido em que o setor supermercadista espera enfrentar dificuldades. Em 2015, a queda nas vendas foi de 3,5%. Segundo o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, a situação não deve melhorar neste ano. Ele avalia que a feira é importante em um ciclo difícil para a economia, já que ela apresenta novidades em um momento em que os empresários não podem se dar ao luxo de ficarem acomodados. “A feira é sinônimo de oportunidade. As indústrias aproveitam este momento para apresentar novos produtos, com qualidade superior e melhores preços”, afirma.

Além do networking e das novidades de mercado, os empresários também terão oportunidades de capacitação. Durante os três dias de feira, os visitantes vão poder assistir a 37 palestras e fóruns, com mais de 50 palestrantes.

Para viabilizar a vinda de um maior número de visitantes do interior do Paraná, a entidade está disponibilizando caravanas gratuitas saindo de diversas cidades do estado. No ano passado, vieram 13 caravanas, já neste ano virão mais de 25. Segundo Zonta, o que se percebe é que empresas que nunca participaram da feira ou que tinham deixado de participar nos anos anteriores estarão entre os expositores do evento. “Além dos grandes fornecedores do mercado, os pequenos e os médios estão investindo na Mercosuper, pois estão convictos de que terão retorno em visibilidade, parcerias e negócios”, relata.

Tecnologia

Uma das novidades da edição deste ano é o Espaço Tecnologia, que vai reunir empresas especializadas em soluções tecnológicas para a gestão supermercadista. Segundo Zonta, todo o setor quer diminuir seus custos de operação e a tecnologia é fundamental para aumentar o rendimento e a produtividade das empresas.