Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grécia

Merkel e Sarkozy condicionam ajuda a decisão grega sobre euro

A Grécia não receberá mais ajuda financeira da União Europeia até que coloque um ponto final nas incertezas e concorde em cumprir seus compromissos com a zona do euro, afirmaram nesta quarta-feira os líderes de França e Alemanha.

Em declarações após uma reunião entre líderes europeus e o primeiro-ministro grego, George Papandreou, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse em entrevista coletiva: "Nossos amigos gregos devem decidir se querem continuar a jornada conosco."

Líderes europeus não gostaram da surpresa unilateral anunciada na segunda-feira por Papandreou de um referendo sobre o acordo de ajuda atingido com as autoridades da zona do euro em uma cúpula na semana passada.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou na mesma entrevista que a Alemanha quer estabilizar a zona do euro com a Grécia como país membro, mas que estabilizar o euro era mais importante do que ajudar a socorrer a Grécia.

Sarkozy declarou que se o referendo for mantido, ele deve ser sobre se a Grécia fica na zona do euro ou não. A Europa não poderia suportar um longo período de incerteza e ele estava satisfeito com o fato de Papandreou ter indicado que, se houver, o referendo será em 4 ou 5 de dezembro.

Papandreou incomodou os parceiros europeus de Atenas e assustou os mercados financeiros ao anunciar, na segunda-feira, que convocaria um referendo sobre o plano de ajuda de 130 bilhões de euros acordado com os líderes da zona do euro na semana passada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.