A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França Nicolas Sarkozy, vão discutir na reunião que terão na terça-feira em Paris como fortalecer a cooperação entre as políticas econômicas na zona do euro. Segundo o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, os dois líderes não vão conversar sobre eurobonds.
Nesta segunda-feira, o jornal alemão Die Welt afirmou, citando fontes do governo que membros do governo da Alemanha estão prontos para aceitar transferências de pagamentos para outros países da União Europeia e até mesmo eurobonds emitidos pela zona do euro como um todo. Essas medidas seriam aceitas desde que o restante do bloco monetário implementasse reformas estruturais amplas, de acordo com o Die Welt.
Outros relatos da imprensa afirmam que Merkel e Sarkozy discutirão a criação de um Conselho de Estabilidade Europeu, como sugerido pelo ministro da Economia alemão, Philipp Roesler. As informações vão além da agenda oficial da reunião, que menciona apenas acordos para a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) e uma melhor administração da crise da zona do euro.
Seibert informou também que Merkel conversou sobre o recente anúncio do plano de austeridade do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, durante uma teleconferência no sábado. As informações são da Dow Jones.