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Paisagem de dentro de um avião da Gol no ar.
Paisagem de dentro de um avião da Gol no ar.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Quase metade das passagens internacionais vendidas por R$ 3,90 pela Gol, durante promoção realizada no dia 18, ficou com agências de turismo, de acordo com o Procon-SP. Segundo a entidade, das 167 passagens vendidas na promoção "Gol a preço de Brahma", 89 - ou 47% -, acabaram nas mãos de agências de viagem, sendo que 32 foram para a ViajaNet e 24 para a CVC.

As vendas foram feitas durante a partida entre Brasil e Venezuela, como promoção da Copa América. Foram disponibilizadas passagens para Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Consumidores relataram que, pelo menos 15 minutos antes o início do jogo, o site já estava fora do ar. O Procon vai aprofundar as investigações sobre possível fraude.

A instituição entendeu ainda que a companhia aérea deveria ter adotado medidas para que a promoção ficasse restrita ao consumidor final. "Os fornecedores têm recursos tecnológicos e estrutura que podem facilitar o acesso à compra durante a promoção", disse o Procon.

Em nota, a Gol informou que a promoção cumpriu "termos e condições do regulamento".

Já a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) informou que a companhia aérea "adotou critério de paridade entre todos os canais de distribuição". Ou seja: além da venda direta no site da companhia, o estoque de bilhetes também atendeu os consumidores clientes de agências de viagens corporativas

“Nossas associadas aproveitaram a oportunidade para reduzir custos de investimentos aos viajantes de negócios. Isso gera ganhos para a economia do país; uma vez que o mercado de viagens corporativas fomenta o comércio bilateral”, afirmou, na nota, Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.

Procurados, Viajanet e CVC não se manifestaram.

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