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Fecomércio-RJ

Metade dos brasileiros já acessa a internet, afirma pesquisa

Impulsionado pela forte venda de computadores no país, o percentual de brasileiros que acessam a internet quase dobrou de 2007 até hoje, saltando de 27% para 48%, mostra pesquisa nacional feita pela Fecomércio-RJ em parceria com a consultoria Ipsos.

O acesso à rede também se tornou mais frequente. Entre os brasileiros conectados, 47% disseram que acessam a internet todo dia. Um terço deles se conecta mais de uma vez por semana, enquanto 12% disseram que não passam uma semana sem entrar na rede.

A cada acesso, 23% dos brasileiros ficam, em média, de duas a quatro horas conectados; 55% ficam de meia hora a duas horas; e 14% não passam de meia hora na rede quando acessam.

O boom da internet no Brasil é resultado, concluiu o estudo, de uma conjuntura econômica favorável, do incentivo governamental e do avanço da tecnologia. Além de a renda do brasileiro ter aumentado, os computadores ficaram mais baratos por cauda dos saltos tecnológicos, do dólar mais baixo e da isenção de impostos.

A melhoria das condições econômicas da população também refletiu em outro aspecto do acesso à rede: os brasileiros estão comprando mais pela internet. O percentual dos consumidores digitais subiu de 13% em 2007 para 20% este ano. No varejo virtual, a preferência nacional é por eletrodomésticos (36% dos produtos comprados), CDs e DVDs (20%), livros (16%) e ingressos para cinema, shows etc. (7%).

Dezenove por cento dos internautas afirmaram ter gastado mais de R$ 1 mil em compras on-line este ano; 22% afirmaram ter desembolsado entre R$ 100 e R$ 200; 21%, de R$ 200 a R$ 500; e 19% até R$ 100.

Na internet, a grande maioria dos brasileiros compra com cartão de crédito (66%). O boleto bancário é preferência de 28% dos internautas, enquanto a utilização do débito em conta é rara (3%).

A pesquisa entrevistou mil pessoas em 70 cidades brasileiras.

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