Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha salarial

Metalúrgicos da Bosch de Curitiba decidem parar por 72 horas

Os trabalhadores da Bosch, maior indústria do setor metalúrgico no Paraná, decidiram nesta sexta-feira (7), em assembléia, paralisar as atividades por 72 horas. A empresa tem cerca de 5 mil empregados no estado. Segundo a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, outras empresas da região poderão também parar a partir da próxima semana.

A categoria, com base data-base em 1º de dezembro, está em campanha salarial. Os metalúrgicos reivindicam aumento real, correção de 100% da inflação acumulada nos últimos 12 meses, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e abono salarial. O abono é considerado crucial por sindicalistas e trabalhadores.

Os funcionários da Bosch recusaram a proposta de 11% de reajuste salarial (correção de 100% da inflação nos últimos 12 meses, mais aumento real) para abril do ano que vem e um abono de R$ 1 5 mil, que seria pago no dia 9 de janeiro.

Na próxima segunda-feira (10), o sindicato realiza nova assembléia na porta da fábrica, às 5h30, para avaliar a paralisação.

De acordo com a assessoria do sindicato, o objetivo é fechar acordos coletivos de trabalho em negociações individuais com as empresas. No ano passado, segundo o sindicato, foram assinados 120 acordos, com avanço de valores e benefícios maiores que os da convenção. A meta para este ano é igualar ou superar esse número.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.