Uma das marginais da Avenida Juscelino Kubitschek, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ficou fechada durante uma hora na manhã desta segunda-feira (26). Funcionários da empresa New Holland realizaram uma assembléia das 6h30 às 7h30 para discutir a proposta salarial de 2007 da empresa.
O trânsito ficou fechado no sentido CIC Santa Felicidade e os próprios funcionários e membros do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que organizaram a assembléia, orientaram os motoristas para desviarem pela pista central da Av. Juscelino Kubitschek. Ao todo, 1.600 funcionários da New Holland participaram da assembléia.
Nesta segunda-feira (26), o sindicato dos metalúrgicos analisa as propostas salariais das empresas. De acordo com o sindicato, a campanha salarial 2007 envolve 40 mil trabalhadores metalúrgicos da grande Curitiba. Entre as reivindicações estão o aumento real de salário, redução de jornada, aumento do piso salarial, vale-mercado, participação nos lucros ou resultados (PLR), manutenção das cláusulas sociais e data-base e melhores condições de trabalho.
Caso o sindicato não consiga fechar o acordo geral, a negociação será feita diretamente com as empresas, separadamente. Não são descartadas as possibilidades de greves para atingir os objetivos. Na New Holland, os funcionários aceitaram a proposta da empresa e não houve a necessidade de paralisação.
De acordo com o gerente de Recursos Humanos (RH) da empresa, Ivan Mocelin, a fase final das negociações foi tranqüila com os funcionários. "Os empregados aceitaram a proposta e agora só falta a assinatura do acordo, que será feita pelo sindicato", explicou Mocelin.
Segundo o gerente, a proposta da empresa, num modo geral, cobre a PLR de 2007, um ajuste na cesta básica, além do abono salarial. A assembléia foi tranqüila e não houve transtornos. De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, durante a semana outras empresas vão passar por assembléias para definir a proposta salarial.