A curitibana Metapar Usinagem, pertencente à Bosch, encerrou suas atividades na última quinta-feira (17). Os 145 funcionários da empresa, que funcionava no bairro Pinheirinho e fabricava peças usinadas para as bombas diesel da própria Bosch, estão em licença remunerada até o próximo domingo (27), quando o contrato de trabalho será rescindido.
Fundada em meados da década de 1990, a Metapar foi adquirida pela Bosch em 1998. Em nota, a multinacional alemã informou que, sob forte pressão para manter a sua competitividade no mercado, a Metapar adotou nos últimos anos medidas para reduzir custos e recuperar a rentabilidade. Também buscou um comprador para as operações, sem sucesso.
“A empresa não conseguiu atingir os objetivos desejados e garantir a continuidade do negócio, que também vem sendo impactado negativamente pela atual crise econômica do Brasil”, disse a Bosch.
A Gazeta do Povo apurou que a intenção de vender a Metapar foi comunicada ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) ainda em 2013. Em ofício enviado ao SMC na quinta-feira passada, a direção da Metapar atribuiu a decisão de fechar as portas a quatro fatores: perda de competitividade; o cenário de crise no país; “perdas de produção significativas de diversos componentes”; e “esforços sem sucesso para manutenção dos negócios ou venda da empresa”.
Atitudes “estranhas”
Um funcionário relata que a direção da Metapar vinha adotando atitudes “estranhas” nos últimos meses. Em direção oposta à da própria Bosch, a subsidiária intensificou o ritmo de produção, trabalhando inclusive durante todo o feriado prolongado de setembro. “Agora ficou claro que o objetivo era reforçar os estoques de componentes da Bosch. A gente percebia esses sinais, mas não imaginava que haveria um fechamento da empresa de imediato”, conta.
Volks suspende venda de modelos nos EUA por escândalo sobre poluentes
A linhas suspensas representam 23% das vendas da Volkswagem nos Estados Unidos
Leia a matéria completaSegundo ele, nos últimos meses uma série de equipamentos recém-adquiridos pela Metapar foram repassados à fábrica da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que passou a desenvolver produtos que antes eram de responsabilidade da subsidiária.
Em paralelo, o objetivo de diversificar a carteira de clientes foi interrompido. O fornecimento de componentes à alemã Continental, fabricante de autopeças, foi cancelado por decisão da própria Metapar, assim como um negócio prestes a ser fechado com a General Motors.
Nos úlitmos meses, a empresa também deixou de atender à unidade da Bosch em Campinas (SP), restringindo-se a fornecer peças para a fábrica da CIC.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast