A Fomento Económico Mexicano (Femsa) - maior companhia de bebidas da América Latina, fabricante das marcas Tecate e Sol - adquiriu 68% da cervejaria brasileira Kaiser, informou a empresa.
A compra foi realizada através da subsidiária Femsa Cerveja, que pagou US$ 68 milhões ao grupo Molson Coors Brewing Company.
A Femsa assumiu dívidas de aproximadamente US$ 60 milhões. A ex-controladora - empresa que é resultado da fusão da canadense Molson com a americana Coors - vai manter 15% do capital da Kaiser. Outros 17% pertencem à holandesa Heineken.
A Femsa é também a segunda maior engarrafadora de Coca-Cola no mundo.
A mexicana informou que o negócio foi fechado com recursos disponíveis em caixa. Segundo o diretor-geral da Femsa, José Antonio Fernández, a compra representa uma oportunidade única para a empresa, já que o Brasil é um dos maiores mercados e tem um dos maiores potenciais de crescimento no mundo.
A participação da cervejaria Kaiser no mercado brasileiro era de 8,73% em dezembro, segundo números aferidos pela AC Nielsen divulgados pela empresa na semana passada. Em comunicado, a cervejaria comemorava a ascensão da marca Bavaria, cuja fatia de mercado teria saltado de 2,1% em agosto para 2,7%. "O crescimento constante da empresa é o resultado das ações diferenciadas e inusitadas das equipes de marketing, dos esforços de venda junto a restaurantes e casas noturnas e do início do verão", dizia a empresa.
A administração da Kaiser ficará a cargo de um conselho composto por sete executivos, cinco dos quais - inclusive o presidente - serão escolhidos pela Femsa. Os dois restantes serão indicados pela Molson e pela Heineken. A Femsa já decidiu que a atual equipe administrativa da Kaiser vai permanecer à frente da empresa. No entanto, vai reforçar com pessoal próprio áreas importantes como vendas, marketing e produção. A Femsa não tinha fábricas de cerveja no Brasil, mas a Kaiser já produzia a Sol para a empresa mexicana em pequenos volumes.
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