Frequentemente, criminosos virtuais se aproveitam do interesse dos consumidores por materiais relacionados a seus ídolos, sejam notícias, musicas, vídeos, papel de parede ou fotos, para atraí-los a sites repletos de malwares - códigos maliciosos capazes de infectar o computador do usuário e de roubar senhas e informações pessoais.
Uma pesquisa anual feita pela McAfee e divulgada esta semana mostra que o cantor paranaense Michel Teló, responsável pelo hit "Ai, Se Eu te Pego", é a celebridade brasileira mais "perigosa" da web neste ano.
A pesquisa faz o levantamento dos nomes de famosos, entre atores, músicos, comediantes, atletas e personalidades em geral, que mais são utilizados pelos atacantes como iscas para disseminar ameaças na web.
Segundo a McAfee, ao buscar por materiais sobre Michel Teló, o risco é de que quase 16% das páginas sejam portadoras de ameaças on-line, como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros malwares.
O ranking deste ano mostra que os cantores são as celebridades mais visadas pelos cibercriminosos como iscas para vírus - a metade dos dez primeiros colocados atua na área musical. Luan Santana (15,19%), Anitta (14,63%), Ivete Sangalo (12,50%) e Gaby Amarantos (11,11%) estão entre os nomes mais usados para disseminar malwares.
Veja abaixo a lista das celebridades mais visadas. O porcentual se refere à porcentagem de páginas analisadas pela McAfee que são portadoras de ameaças on-line que podem infectar o computador do internauta:
1º - Michel Teló (15,65%)2º - Luan Santana (15,19%)3º - Viviane Araújo (15,09%)4º - Anitta (14,63%)5º - Ivete Sangalo (12,50%)6º - Ísis Valverde (11,57%)7º - Sabrina Sato (11,48%)8º - Gaby Amarantos (11,11%)9º - Dunga (10,37%)10º - Luciano Huck (9,72%)
Junto do levantamento, a McAFee também divulgou algumas dicas básicas que podem ajudar a manter hackers e vírus longe do seu computador:- "Downloads gratuitos" são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Aqueles que pesquisam os termos vídeos ou arquivos para download devem ter cuidado para não liberar malwares no computador.
- Cuidado com qualquer conteúdo que solicite download de arquivos antes de ser disponibilizado. É recomendável optar por ver vídeos ou fazer download de conteúdo diretamente dos sites oficiais dos provedores de conteúdo.
- Confirme sempre o endereço do site. Use o cursor do mouse paraa garantir que o link irá te direcionar para o site correto e procure erros de ortografia ou outras pistas que indiquem se o site que você pretende acessar é seguro ou não (existe um tipo de golpe que se aproveita de erros de digitação dos usuários na internet ao inserirem endereços de sites em um navegador)
- Não "faça login" nem compartilhe outras informações: se você receber uma mensagem, um SMS ou um e-mail ou acessar um site de terceiros que solicita suas informações (cartão de crédito, e-mail, endereço residencial, login do Facebook ou outras informações) para ter acesso a uma reportagem exclusiva, não compartilhe essas informações. Essas solicitações são uma tática comum de phishing que pode levar ao roubo de identidade.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast