O professor e consultor empresarial Belmiro Valverde Jobim Castor lança oficialmente hoje, em Curitiba, o livro Tamanho não é documento: estratégias para a pequena e a microempresa brasileira. Para o autor, PhD em Administração Pública, o pensamento estratégico não é privilégio das grandes corporações. As pequenas e micro empresas, maioria no universo de negócios brasileiro, também podem – e devem – se utilizar desta ferramenta para alcançar o sucesso.

CARREGANDO :)

Estratégia, para Belmiro, nada mais é que "a capacidade de avaliar corretamente as oportunidades e ameaças existentes no mercado e responder de maneira adequada a elas".

Para desmembrar este conceito e ensinar ao empresário lições de administração – como diagnóstico empresarial, análise ambiental, desempenho e controle de planejamento estratégico –, Belmiro deixou o economês de lado. Preferiu usar exemplos, muitos deles colhidos em mais de 35 anos de sala de aula no Brasil e no exterior, que tornam o assunto bastante palpável.

Publicidade

Belmiro também é autor das obras O Brasil não é para amadores: estado, governo e burocracia na terra do jeitinho (2000), também publicado nos Estados Unidos, e co-autor de Para o Brasil voltar a crescer (2007).

Para adquirir o livro, o interessado pode acessar o site www.belmirovalverde.com.br e fazer a solicitação. Também é possível ler pelo site o primeiro capítulo da obra. Ao custo de R$ 45, o livro é entregue em até 48 horas em qualquer cidade brasileira. Basta preencher um cadastro, que gera um boleto bancário – após o pagamento, o livro é enviado. A opção barateia os custos de distribuição. Toda a renda obtida com a venda será destinada à construção do Centro de Educação Infantil João Paulo II, em Piraquara – iniciativa de um grupo de empresários e profissionais liberais paranaenses.

Serviço: Tamanho não é documento: estratégias para a pequena e a microempresa brasileira. Belmiro Valverde Jobim Castor. Curitiba, editora Ebel, 2006. 283 páginas. R$ 45,00. O lançamento ocorre no Cietep, às 19h30.