Nasa inicia contagem para vôo do Endeavour
Foi iniciada no domingo (5) a contagem regressiva para o lançamento do ônibus espacial Endeavour. O início de mais um vôo destinado a prosseguir com a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) está marcado para o início da noite de quarta-feira. A bordo, uma astronauta especial -- Barbara Morgan, uma ex-professora que se tornará a primeira educadora no espaço.
A Nasa e a Microsoft juntaram forças para fornecer aos usuários de computador uma visão tridimensional sobre o ônibus espacial Endeavour, cujo lançamento está marcado para esta quarta-feira (08).
As imagens interativas são possíveis através do software Photosynth, novidade criada pelo Microsoft Live Labs. O programa unifica diversas imagens da nave espacial tiradas de ângulos diferentes, fornecendo uma visão tridimensional. Essas fotos, além das de outras naves, podem ser acessadas neste site. Para poder visualizar as imagens em 3D é preciso baixar o Photosynth, disponibilizado gratuitamente on-line.
"Esta colaboração com a Microsoft dá ao público um novo modo de explorar e participar no programa espacial norte-americano", afirmou William Gerstenmaier administrador associado da Nasa para operações espaciais. "Estamos procurando formas de utilizar novas tecnologias para apoiar futuras missões".
Criado pela Microsoft em parceira com a Universidade de Washington, o Photosynth é desenhado para unificar milhares de imagens digitais em uma cena 3D de um objeto. As coleções de imagens feitas pelo software foram criadas através de um esforço colaborativo entre o Kennedy Space Center, na Flórida, o Ames Research Center, na Califórnia, e o Microsoft Live Labs.
"Com o Photosynth, tiramos fotografias de um ambiente e então as juntamos em uma experiência na qual as pessoas podem movê-las como do mesmo modo que em um videogame 3D", afirmou Blaise Aguera y Arcas, arquiteto do Microsoft Live Labs. "A Nasa nos deu acesso a algumas imagens incríveis e o resultado é uma experiência que irá levar as pessoas a querer ver a Endeavour um pouco mais de perto".
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião