Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado de trabalho

Microsoft fará treinamento digital gratuito de 5,5 milhões de brasileiros até 2023

Treinamento digital Microsoft
Treinamentos digitais da Microsoft serão oferecidos por meio da plataforma de ensino remoto Escola do Trabalhador 4.0, do governo federal. (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20) ações para facilitar a busca por oportunidades no mercado de trabalho em paralelo à qualificação de até 5,5 milhões de brasileiros até 2023, com treinamentos digitais e cursos gratuitos.

As atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia para a promoção da capacitação profissional e o aprimoramento da base de dados do Sistema Nacional de Emprego por meio do uso de ferramentas de inteligência artificial.

A iniciativa faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em evento online da companhia com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e do secretário especial do Ministério da Economia Carlos da Costa.

Segundo a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, o plano pretende apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico sustentável do país nos próximos anos, de olho também na recuperação no pós-pandemia.

No campo relacionado diretamente ao mercado de trabalho, a parceria terá dois focos principais. O primeiro é a otimização da busca por emprego, com a doação de ferramentas de inteligência artificial da companhia ao Sine, facilitando a busca por oportunidades e profissionais.

O segundo é a oferta das 5,5 milhões de vagas de treinamento digital da Microsoft que vão integrar a Escola do Trabalhador 4.0, plataforma de ensino remoto do governo federal. Serão 20 tipos de cursos, desde letramento digital até capacitações para a requalificação em segmentos especializados como Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação e computação em nuvem.

O secretário especial Carlos da Costa afirma que a Microsoft foi escolhida por oferecer as ações sem custo ao Tesouro, com destaque feito por ele à atual situação fiscal do país, que impediria gastos. Na prática, o que se pretende é a reorganização das informações presentes no Sine para viabilizar a criação de perfis que garantam o "job matching", ou seja, as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft serão implantadas para facilitar buscas por parte da empresa pelo candidato ideal e vice-versa.

A presidente da Microsoft no Brasil destacou durante o evento a forte demanda no mercado por trabalhadores especializados, mas que não existe limitação para o uso da tecnologia, indispensável para empresas mais avançadas, mas que pode colaborar também com autônomos, por exemplo.

"É verdade que a pandemia nos forçou a experimentar a tecnologia, nos ajudou a desmistificar e a acelerar regulamentações", afirmou, ao pontuar que "capturando esses benefícios seremos mais produtivos, mais competitivos". Nesse sentido, Tania Cosentino deu especial destaque para o fato de que vagas com mais capacitação são mais bem pagas, sendo mais um aspecto que pode colaborar com a recuperação da economia do país.

Também no evento desta terça-feira (20), a Microsoft anunciou a inauguração de um novo data center no Brasil para a expansão da sua oferta de nuvem e o uso de sua tecnologia de inteligência artificial para o monitoramento da floresta amazônica, com o objetivo de ajudar a prevenir devastação por incêndios na próxima estação seca, em 2021.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.