Uma empresa que tem capital da Microsoft anunciou nesta terça-feira que vai competir com as populares redes sociais MySpace.com e Facebook.com, lançando novos ambientes em que os usuários poderão usar ferramentas - pagando por elas - para criar sites de internet mais atraentes.
A companhia Wallop, que dá nome ao serviço (www.wallop.com), afirmou ainda que vai permitir que os usuários comprem softwares e projetos de design que prevêem a criação de personagens interativos, gráficos e jogos que podem ser usados pelos usuários cadastrados nas páginas de sua própria rede social.
A Wallop foi criada a partir de um projeto de pesquisa da Microsoft há quatro anos, e está apoiada em investimentos de US$ 13 milhões da gigante dos softwares, além de um novo aporte de US$ 10 milhões provenientes de fundos de investimentos internacionais, entre eles Norwest Venture Partners, Bay Partners e Consor Capital, informou o site especializado Cnet.com.
Por enquanto, os usuários terão que se cadastrar para serem convidados a participar da nova rede. Para competir com comunidades sociais do porte de Orkut, Friendster e MySpace.com, a Wallop espera convencer usuários a pagar por gráficos e recursos interativos personalizados - os chamados "mods" - criados por desenvolvedores e designers profissionais.
- Após um longo período de observação das redes sociais online, ficou claro que não é apenas uma questão de tecnologia, que tem sido limitada e tem gerado problemas. Elas (as redes) são sinônimos de auto-reflexo online - afirmou Karl Jacob, diretor-executivo da Wallop, em comunicado citado pelo Cnet.com.
O lançamento oficial do Wallop deve acontecer durante a Demo Fall 2006, conferência de tecnologia que acontece entre 26 e 27 de setembro em San Diego, Califórnia. Detalhes sobre valores a serem cobrados dos usuários ainda não foram divulgados.