A Microsoft lançou nesta quarta-feira, a mais nova versão de seu programa de navegação pela Web, afirmando que o novo produto é mais rápido e capaz de apresentar gráficos melhores aos usuários.
O Internet Explorer 9, diferentemente de versões anteriores e de navegadores concorrentes, desaparece no segundo plano.
"A pessoas entram na Internet para ver o site, não o navegador", disse o diretor-geral do IE, Dean Hachamovitch, em evento da companhia em San Francisco. "Hoje os sites estão dentro de caixas, com as caixas sendo os navegadores".
O IE9 já está disponível ao público em versão beta, de testes, em mais de 30 línguas. Muitos dos sites mais populares do mundo, como Facebook, Amazon.com, Time Warner CNN, eBay e Twitter já desenvolveram suas páginas para aproveitar as novidades da nova versão.
O navegador da Web se tornou um dos programas mais importantes do computador nos últimos anos. Com cada vez mais internautas navegando por sites cheios de imagens e vídeos, as produtoras de software estão desenvolvendo versões mais rápidas e avançadas de seus browsers para lidar com gráficos.
A Microsoft promete que a nova versão é mais rápida, simples e segura do Internet Explorer, adaptada para o uso de novas tecnologias como o HTML5, padrão de codificação de conteúdo na Internet.
O navegador também terá maior integração com o site de buscas da companhia, Bing, na esperança de ganhar uma fatia maior do mercado atualmente dominado pelo Google.
No IE9, a renderização de gráficos e texto passou a ser operada pela placa de vídeo do computador e não mais pela CPU, o que acelera a apresentação de imagens. Como resultado, a Microsoft afirmou que os sites terão aparência e desempenho de aplicativos instalados diretamente no PC.
A interação próxima do IE9 com o Windows permite que o navegador use o hardware do computador de uma forma que programas rivais não conseguem, disse o analista Peter O'Neill, da Forrester Research.
"Isso tornará a plataforma Windows mais atraente e a Microsoft espera que isso ajude a evitar a perda de usuários para outros browsers", afirmou o analista.
O Internet Explorer é líder de mercado há anos, mas vem perdendo espaço para o Mozilla Firefox e o Google Chrome.
No mês passado, o navegador da Microsoft detinha 51% do mercado, segundo o grupo de estudos StatCounter, ante 31% do Firefox e 11 por cento do Chrome. Já o Safari, da Apple, e o navegador da Opera Software têm 4 e 2%, respectivamente.
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