A Microsoft lançou ontem a versão para iPad do Office, que inclui os aplicativos Word, Excel e PowerPoint. Os programas estão disponíveis por meio da App Store e serão gratuitos para visualizar documentos. Já para criar e editar arquivos com os formatos proprietários da Microsoft, como DOC, XLS e PPS, será necessário assinar o Office 365, que custa R$ 209 por ano ou R$ 21 por mês.
Para os já assinantes, o software estará disponível gratuitamente. A ideia por trás do lançamento, diz a empresa, é prover ao bilhão de usuários que têm o Office uma experiência "sem atrito" entre os dispositivos que eles possuem. "O iPad tem a reputação de te fazer parecer bacana, mas, agora [com o Office], também o fará parecer esperto", disse Julia White, gerente-geral da divisão do Office na Microsoft.
Parte da receita derivada da comercialização do Office para iPad vai para a Apple, rival histórica da Microsoft, assim como a de qualquer aplicativo vendido por meio da loja App Store. O Google oferece para iOS o Drive, que tem ferramentas de edição de texto, planilhas e apresentações de slides quando o dispositivo está conectado à internet.
O novo presidente-executivo da companhia, Satya Nadella, que participou da conferência, disse que a experiência à frente da empresa "tem sido incrível". "Estou revendo tudo de uma nova perspectiva, apesar de estar na Microsoft há muito tempo", afirmou.
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