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Microsoft lança Soapbox para brigar com YouTube

Depois do Google Video e do YouTube, mais um serviço de streaming de vídeo está chegando para pôr à prova a banda larga do brasileiro – e do resto da população "internética", claro. O Soapbox é a tentativa da Microsoft de penetrar, mesmo que com um certo atraso, num movimentado segmento que tem gerado audiências impressionantes e seduzido o internauta. Ainda em versão beta, o Soapbox (soapbox.msn.com) é fechado para convidados, mas, quando lançado para o público, promete ganhar um espacinho na lista de Favoritos.

O serviço, apesar de ainda ser em versão de análises, sujeita a mudanças, não apresenta nenhuma lentidão – a explicação mais óbvia é o baixo número de usuários, já que só os "testadores" estão tendo acesso ao serviço. Mas há que se considerar que a Microsoft contou com a ajuda da tecnologia Ajax, que permite mais facilidade e simplicidade no acesso a aplicativos, que, rodando na mesma página, têm tempo de carregamento menor.

A variedade de vídeos ainda é pequena, mas numa coisa a Microsoft parece ter acertado em cheio: o serviço é muito simples, como todo produto da família Live – webmail, MSN Messenger, Windows Live Spaces, etc, todos com funções de desktop. Por falar na família Live, em breve o Soapbox será integrado a outros produtos que compõem o clã.

Tela maior

O fundo azulão (cor padrão da Microsoft) merece ganhar uma suavizada, mas num detalhe o Soapbox é até mais interessante que o YouTube: uma vez selecionados, os vídeos rodam do lado direito da homepage em tela maior que a do concorrente. Do lado esquerdo do site ficam as opções de gerenciamento de conta, upload de vídeos, montagem de perfil e playlists particulares, assim como a busca por categorias e informações de vídeos mais acessados, mais comentados e mais recentes.

Logo abaixo do vídeo selecionado para visualização aparecem as opções de envio por e-mail para amigos, comentários deixados pelos visitantes e a área de "report" – onde o usuário pode denunciar vídeos ofensivos. Os arquivos enviados podem ter 100 MB de tamanho.

Na parte inferior do site, o usuário pode ainda pesquisar usando as etiquetas (tags), marcações que ajudam a classificar os filmes por categorias. Na primeira página do Soapbox aparecem os vídeos recentes publicados no site e, logo abaixo de cada um, o número de vezes em que foram visualizados (views). Enquanto os filmes são exibidos, uma lista com similares é mostrada logo abaixo, através de pequenos thumbnails.

Ao contrário do YouTube, que usa a tecnologia Flash para a exibição dos vídeos, a Microsoft, obviamente, deu preferência ao Windows Media Player, seu tocador de música digital. A empresa de Bill Gates também incluiu no Soapbox funções como a habilitação de feeds RSS (Really Simple Syndication) – que avisa usuários sobre atualizações e novidades.

A Microsoft ainda não confirmou a data em que o Soapbox será aberto ao público, mas avisou que o lançamento deve ocorrer em menos de seis meses. Por enquanto, quem quiser testar pode se cadastrar na fila de espera e torcer por um convite.

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