A Microsoft lançou na quarta-feira a nova versão de sua suíte de programas Office para empresas, prometendo "aumento de produtividade significativo e um melhor retorno do investimento", graças à crescente utilização da internet. A empresa citou um estudo do Forrester Consulting segundo o qual o Office 2010 e o SharePoint 2010 permitiriam ecomomizar duas semanas de trabalho por ano. "Com a linha de produtos 2010, as organizações irão economizar, inovar e crescer porque seu pessoal vai beneficiar-se do trabalho através de PCs, computadores and navegadores", disse Stephen Elop, presidente da divisão Microsoft Business.
Esses programas, que substituem suas versões de 2007, foram testados por 8,6 milhões de usuários um número três vezes superior ao da suíte anterior. A série atualizada de programas Office, que inclui Word, PowerPoint e Excel e, dependendo do pacote adquirido pelo usuário, pode ter outros programas, como o gerenciador de bancos de dados Access e a ferramenta de colaboração OneNote inclui versões em linha, que exploram as possibilidades da computação em nuvem (cloud computing), permitindo o acesso aos mesmos documentos de vários locais e de vários computadores.
Uma das vantagens apontadas pela empresa é o fato de as aplicações Web preservarem a aparência do documento, independentemente do dispositivo algo que o Google Docs, que é compatível com o formato de arquivos do Office, não faz. Assim o conteúdo e o formato permanecem exatamente o mesmo no PC, telefone e navegador. O Office Mobile 2010 em um telefone Windows permitirá ao usuário realizar a edição de documentos do Office, manter sua agenda e correio eletrônico e tomar notas de qualquer lugar. Com o Office Mobile 2010, as pessoas podem trabalhar com documentos do Office armazenados em seu telefone, anexados em um e-mail,assim como navegar, editar e atualizar os documentos armazenados no site Microsoft SharePoint 2010.
No mês passado, a Microsoft havia anunciado um programa que permite aos usuários que comprarem o Office 2007 em seus últimos meses de mercado fazer o upgrade gratuito para a próxima versão. A promoção é válida para quem adquirir o Office a partir de abril de 2010 e realizar a ativação do programa (um processo feito via internet, em que o código do produto é checado e confirmado com os servidores da Microsoft) até 30 de setembro. Esses usuários poderão fazer o download da nova versão dos programas.