A mídia digital é o meio que mais cresce no Brasil atualmente e ainda há muito espaço para crescimento, diz o publicitário Marcelo Tripoli, CEO da iThink, de São Paulo, considerada a maior agência de publicidade com DNA digital do Brasil. A fatia das verbas de comunicação que as empresas dedicam ao meio corresponde a 13,4%, segundo a pesquisa digitalScope, realizada pelo Grupo Consultores. Essa mesma pesquisa mostrou que Tripoli é o profissional do mercado digital mais destacado pelos 100 maiores anunciantes entrevistados no levantamento.
Ele fundou a iThink em 2002 junto com Luiz Trindade. Os dois são profissionais pioneiros na internet brasileira com ampla experiência em marketing de engajamento. A agência tem entre seus principais clientes Santander, Johnsons Baby, Telefonica, TVA, Castrol, Nestlé, Samsung, Vivo, Clean & Clear e Sempre Livre. Na entrevista a seguir, concedida à Gazeta do Povo por e-mail, Tripoli fala da sua conquista, do mercado de mídia digital e dos planos para a iThink.
O que significa para o senhor ser o profissional digital mais destacado do mercado, na opinião dos anunciantes?
Duas grandes notícias marcaram minha carreira este ano. A primeira foi o resultado da pesquisa digitalScope, realizada pelo Grupo Consultores, na qual fui o profissional do mercado digital mais destacado pelos 100 maiores anunciantes entrevistados. A outra foi minha participação no prêmio INFO 2011, promovido anualmente pelo Grupo Abril, concorrendo na categoria Personalidade Tech. São dois fatos que me deixam muito feliz e confiante na trajetória que estamos construindo na iThink. Uma agência que inova a cada dia.
Como o senhor construiu sua carreira para chegar até aqui?
Sou formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP e apaixonado por tecnologia e todo o universo digital. No fim da década de 1990 tive minha primeira empresa, a MTM (produtora digital). Em 2000, a MTM foi incorporada pela consultoria de ebusiness Neoris. Em 2002 surgiu a iThink. No começo focada apenas em planejamento, oferecendo consultoria digital estratégica para as marcas que queriam ter ações no ambiente on-line. Durante quase uma década a iThink foi adequando seu posicionamento à evolução do mercado, que demandava nosso envolvimento além da fase do planejamento, atuando na implementação dos projetos desenvolvidos. Com isso a iThink passou a ser uma agência full service, tendo o planejamento como ponto forte e diferencial (que permanece até hoje), mas oferecendo todas as áreas do digital: criação, produção, mídia, etc. Seguindo o contexto atual do mercado em que tudo é digital, no ano passado nos posicionamos sob o conceito "Adding Value Agency" (agência que adiciona valor à marca do cliente). Isso porque acreditamos que a comunicação que agrega valor ao consumidor, independentemente do meio, oferece muito mais que uma simples mensagem publicitária. É o conteúdo produzido e disseminado por uma determinada marca para seu público, fugindo exatamente dos espaços publicitários já pré-definidos, que pode fazer a diferença no sucesso da sua estratégia de comunicação.
Como vem se dando a evolução da mídia digital? A fatia nas verbas de comunicação está crescendo e chegou a 13,4%. Há espaço para crescer até quanto, na sua opinião?
O digital é o meio que mais cresce e essa evolução deve seguir pelos próximos anos num ritmo aquecido. Ainda temos muito espaço para crescer, principalmente no Brasil, onde os investimentos publicitários nesse meio estão bem abaixo da realidade de muitos países e principalmente menor do que o tempo que o consumidor brasileiro gasta on-line.
O retorno que o anunciante tem no meio digital é o mesmo das mídias tradicionais?
O meio digital é o que oferece mais métricas e ferramentas de mensuração, mas todas as mídias dão retorno quando estão inseridas num consistente planejamento estratégico de comunicação, com a abordagem correta para cada meio.
Qual é o nível de qualificação dos profissionais dessa área? É correto dizer que, por se tratar de uma área relativamente nova, ela ainda é carente de bons profissionais?
Não é só digital que tem carência de mão de obra qualificada, mas é um dos segmentos que mais sofre com isso, pois vem crescendo em ritmo acelerado e acima da média dos demais meios. Porém a falta de profissionais qualificados é uma realidade do Brasil. O mercado já está trabalhando para resolver essa demanda, mas os desafios são abrangentes e complexos. Envolvem, inclusive, o meio acadêmico em prol da preparação dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho nos próximos anos. Esse é um trabalho contínuo. Nunca chegará ao fim.
A iThink é considerada a agência mais cobiçada por grupos internacionais. Quem está de olho na agência e como andam as negociações?
Estamos sempre conversando com os maiores grupos de comunicação do mundo. Atualmente a iThink é a maior agência independente com DNA digital do Brasil. Isso só faz aumentar o assédio desses grupos. Porém um negócio só será fechado quando tivermos a segurança de que a essência da agência será mantida com essa parceria. Não temos pressa.