Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Noticiário

Mídia Internacional destaca crise fiscal no Brasil e queda do real

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentam dificuldades na política econômica. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

O cenário econômico brasileiro esteve no centro das atenções da imprensa internacional nesse último final de semana. Veículos de renome, como o Financial Times e a The Economist, destacaram os desdobramentos do temor fiscal no país, refletido na forte desvalorização do real e nas ações do governo para lidar com os desafios econômicos.

O principal tema abordado foi a tramitação no Congresso do pacote fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar da aprovação nas duas casas legislativas, as medidas sofreram alterações significativas, enfraquecendo a proposta original e representando uma derrota política para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro ponto de atenção foi a intervenção do Banco Central no mercado cambial. Para conter a escalada do dólar, a instituição vendeu quase US$ 30 bilhões em dezembro, mas a moeda americana segue cotada acima de R$ 6, um nível historicamente elevado.

A inflação, que deve encerrar o ano acima da meta de 4,5%, também foi amplamente discutida. A alta de preços está associada a uma economia aquecida, com o PIB brasileiro apresentando crescimento expressivo. Esse cenário foi impulsionado por uma política econômica expansionista adotada pelo governo Lula, que incluiu uma série de incentivos para fomentar a produção e o consumo.

Enquanto o país tenta equilibrar crescimento econômico e estabilidade fiscal, o impacto desses fatores no longo prazo permanece uma questão central para analistas nacionais e internacionais.

O Financial Times destacou o "Medo no mercado: insuficiência fiscal do Brasil leva moeda a novas mínimas" e apontou que o presidente Lula "enfrenta o maior desafio de seu terceiro mandato como líder". Já o The Economist explicou o porquê a moeda brasileira está despencando e como a política monetária e fiscal estão em conflito direto.

Por outro lado, o Wall Street Journal deu destaque a crise cambial que tem forçado o presidente Lula "a fazer o impensável: cortar gastos". "Moeda brasileira atinge o menor nível em 30 anos após gastos acelerados com pensões e serviços sociais!, destacou o jornal americano.

O jornal ABC News mostrou que "o real brasileiro caiu para seu nível mais fraco contra o dólar desde sua introdução em 1994, minado pela frustração dos investidores com os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conter os gastos públicos".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.