Após acatar o conselho dos consultores de que o desenvolvimento profissional é bem-vindo e necessário, fica a pergunta: onde conseguir a atualização? Segundo os especialistas, o aprendizado vem de fontes diferentes, como livros, revistas, internet, jornais, palestras, seminários e cursos. "São muitas as fontes de atualização, como a leitura, cursos curtos ou de especialização, cursos focados na área de competência. A pessoa pode manter a rede de contatos atualizada, buscar conhecimentos que agreguem e tenham a característica de ampliação das suas competências", orienta a psicóloga sistêmica Vera Carvalho.

CARREGANDO :)

O difícil é escolher no que investir, tamanha a quantidade de informação disponível hoje em dia. "O drama das pessoas agora é identificar o que ler, o que tem qualidade, pois há um excesso de informação", avalia a consultora em carreira Maria Christina de Andrade Vieira. Neste momento, o importante é ficar atento às competências e habilidades pessoais que atendem às necessidades do mercado.

Interesses múltiplos ou falta de foco definido na carreira também dificultam a escolha. Neste caso, vale a pena procurar orientação. Segundo o superintendente do Isae-FGV, Norman Arruda Filho, as instituições de ensino costumam oferecer auxílio para o interessado em se tornar aluno. "Muitas vezes, a pessoa acha que deve seguir um caminho, mas com uma conversa de 40 minutos ela muda de idéia completamente", justifica. Para Arruda Filho, o profissional deve ter em mente que o desenvolvimento é contínuo, mas que em determinado momento é preciso concentrar esforços em um curso, um seminário internacional ou no aprendizado de um idioma.

Publicidade

Segundo a consultora organizacional Eunice Maria Nascimento, há ainda outras possibilidades. "Existem instituições públicas e privadas que possibilitam aprimoramento profissional, sem custos adicionais. Existe ainda uma biblioteca pública com inúmeras possibilidades de manter o profissional atualizado, com exemplares atuais e periódicos que retratam a realidade atual, e há instituições de ensino que mantêm clínicas de psicologia que propiciam um suporte e apoio em momentos de transição onde a insegurança e a fragilidade se fazem presentes", afirma.