A economia brasileira já apresenta indícios de desindustrialização em consequência da valorização do real nos últimos anos. Essa é a conclusão de um documento interno do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgado ontem pelo jornal Valor Econômico. Nele, a pasta defende posições dos exportadores e faz duras críticas à equipe econômica do governo. Sem citar o Ministério da Fazenda, o MDIC destaca a "falta de medidas compensatórias que levassem a maior competitividade da produção". Um exemplo dado para as medidas possíveis era a desoneração tributária, responsabilidade da Fazenda.
Elaborado em agosto, o documento estabelece uma relação entre a perda de competitividade da indústria tanto no mercado interno quanto externo e a valorização da moeda brasileira. O MDIC explica que a produção industrial doméstica não acompanhou a demanda nacional. O alerta é contrário ao que vem afirmando o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral para ele, o aumento das importações supre a necessidade de insumos da indústria.
Segundo o MDIC, a solução para o risco de desindustrialização passa pelo aumento das exportações. Em mais uma discordância com o Ministério da Fazenda, o ministério se diz contrário a medidas que limitem as importações.