O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promoverá nesta quarta-feira (12) uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e o HSBC.
O encontro ocorrerá devido ao grande número de demissões de funcionários do banco na última semana. Segundo o sindicato, cerca de 200 funcionários do HSBC em Curitiba e região foram demitidos sem justa causa entre quinta (06) e segunda-feira (10). Em todo o país, seriam cerca de 800 demissões.
A audiência, solicitada a pedido do sindicato, será às 15h desta quarta-feira (12), na sede do Ministério Público do Trabalho. O procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto coordenará o encontro.
Mesmo com a reunião agendada, as agências e sedes administrativas que tiveram funcionários demitidos devem permanecer paralisadas durante esta quarta-feira. Desde sexta-feira (07) 14 agências e sedes administrativas estão paralisadas
As unidades do HSBC fechadas são as agências Orleans, Ceasa, Marechal Deodoro, André de Barros, Vila Hauer, Mercês, Juvevê, Brasílio Itiberê e João Negrão, e os centros administrativos Palácio Avenida, Xaxim, Vila Hauer e Presidente Kennedy. Além de fechar agências, os funcionários montaram uma barraquinha de cachorro-quente em frente ao Palácio Avenida. No banner, a frase: "Cachorrada do HSBC".
Efetivo
O HSBC tem cerca de 22 mil funcionários no país, sendo cerca de 5,5 mil em Curitiba e Região onde o banco possui 34 agências.
Na semana passada, o banco afirmou que não iria se pronunciar sobre as demissões e o protesto dos funcionários.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast