O Ministério Público Federal anunciou o pedido de fechamento do Google no Brasil por desobediência da empresa no processo de investigação de crimes ligados ao site de relacionamentos Orkut. O Google nega as acusações.
Será ajuizada nesta terça-feira uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Google seja obrigado a cumprir as ordens, já expedidas pela Justiça Federal, de quebra de sigilo de comunidades e perfis criminosos no Orkut, sob pena de multa.
Caso a empresa não atenda satisfatoriamente aos pedidos, o Ministério Público pede, na mesma ação, que a filial do Google em São Paulo seja fechada. A instituição pedirá o pagamento de indenização milionária à sociedade pelos danos causados pelos "sucessivos descumprimentos de ordens judiciais".
Nesta terça-feira, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sergio Gardenghi Suiama, dará esclarecimentos à imprensa sobre a ação civil. Também estará presente à ocasião o presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares. Segundo a ONG, existem quase 100 mil denúncias de crimes no Orkut, sendo mais de 40% de pedofilia e pornografia infantil.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast