A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, começa amanhã uma visita de dois dias ao Brasil para ressaltar o interesse das empresas espanholas nos projetos de infraestrutura e transportes do país neste e nos próximos anos.
Pastor, que visita pela segunda vez o Brasil em seis meses, se reunirá na segunda-feira em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, com quem assinará um acordo de colaboração em uma área para a qual estão previstos muitos investimentos, segundo fontes oficiais.
A ministra também se reunirá com Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal criada recentemente e que voltou a estudar a construção de trechos do Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando São Paulo a Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
O governo deve lançar nos próximos dias o edital de convocação da licitação para a construção e operação do TAV entre Rio de Janeiro e São Paulo, uma obra na qual empresas de diferentes países, entre elas várias espanholas, têm interesse em participar.
Por ocasião da visita de Pastor, a Ineco, companhia de engenharia de transporte dependente do Ministério de Fomento espanhol, fará outro acordo com a EPL.
As concessões ferroviárias no Brasil, incluindo a do TAV, podem chegar a um valor total de R$ 91 bilhões, e o orçamento para a modernização de rodovias deve ser superior a R$ 42 bilhões.
A ministra mostrará o interesse do Grupo Fomento em colaborar nesses projetos, assim como nas obras de ampliação e modernização dos aeroportos, que fazem parte dos preparativos para os grandes eventos internacionais que o Brasil realizará nos próximos anos: a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Pastor também apresentará às autoridades brasileiras a ampla experiência espanhola em projetos de envergadura como a implantação da alta velocidade na Espanha e em países como a Arábia Saudita, segundo um comunicado do Ministério de Fomento.
Durante uma visita que fez ao Brasil em junho, por ocasião da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), Pastor ofereceu a "experiência" e "excelência" espanhola no desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, com especial ênfase em trens de alta velocidade e aeroportos.
Na ocasião, Pastor se reuniu no Rio de Janeiro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, encontros nos quais esteve acompanhada pelos presidentes da Ineco, Pablo Vázquez, e da companhia ferroviária espanhola Renfe, Julio Gómez Pomar.
Assim como na viagem anterior, a ministra incluirá em sua agenda uma visita a São Paulo, onde amanhã à noite vai participar de um jantar com empresários espanhóis organizado pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, e no dia seguinte se reunirá com o vice-governador Guilherme Afif.
De São Paulo, a ministra viajará para o Panamá, onde na quarta-feira e quinta-feira se reunirá com o presidente do país, Ricardo Martinelli, e visitará obras que contam com participação das empresas espanholas FCC e Sacyr.