Um dia após a divulgação de que a produção industrial do país teve, em fevereiro, a maior retração desde 2008, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse nesta quarta-feira que o Brasil está "no caminho certo".
"Aparentemente, os números dizem que o que aconteceu em fevereiro anula janeiro. Mas se a gente olhar a série histórica a gente vai ver que os investimentos estão crescendo, o emprego também, e que o nível de crescimento do segundo semestre já, do último quadrimestre e deste primeiro trimestre já estão muito mais acelerados", afirmou.
De acordo com a ministra, governo e analistas econômicos preveem crescimento entre 3% e 4% em 2013 e, nos investimentos, entre 6% e 7%.
"Então achamos que estamos no caminho certo. Estamos atentos e tomando todas as medidas para que isto aconteça", afirmou. Belchior também procurou manifestar otimismo em relação à trajetória da inflação. Ontem, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reconheceu que a inflação está alta e resiste a cair.
Segundo a ministra, "é uma análise comum do governo e do mercado que a inflação está reduzindo e ficará dentro da banda estabelecida pelo CNM [Conselho Monetário Nacional]".
Ela acrescentou que o controle da inflação "é compromisso" da presidente Dilma Rousseff e de seu governo e citou medidas como a desoneração da energia elétrica e da cesta básica.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast