O ministro da Defesa, Waldir Pires, fez um apelo aos controladores de vôo para que retomem as atividades encerrando a operaração-padrão. Ele concluiu no começo da noite desta terça-feira a reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula quando discutiu soluções possíveis para contornar os problemas nos principais aeroportos do país, que há cinco dias enfrentam atrasos e cancelamentos sistemáticos de vôos. Para o ministro, o fator que desencadeou essa crise foi o acidente com o Boeing da Gol, que resultou na morte de 154 pessoas. Todos ficaram bastante abalados com a tragédia, segundo o ministro. Por isso ele pediu ânimo aos controladores.
- Eu pedi a eles ânimo. Pedi a eles que vencessem suas petições intimas. Evidente que era natural por se tratar de uma tristeza assistir a uma tragédia. Mas a vida é assim, nos reerguemos nas horas difíceis - disse Pires.
Na saída do encontro de emergência no Planalto, o ministro relacionou as principais medidas que serão adotadas de imediato nos aeroportos e acredita que o problema será encerrado muito em breve, mas não arriscou uma data.
- Estamos buscando remanejamento de rotas, desejando que haja uma equonicidade de todos os recursos aéreos para compatibilizar com a situação do controle do momento, com o afastamento de alguns controladores, de modo que estamos tomando todas as providências. Vamos convocar os aposentados que forem voluntários para que eles possam fortalecer a posição de controle e estamos abrindo concurso para fortalecer ainda mais e de forma definitiva a institucionalidade do controle para gradativamente repor em eficidência o transporte aéreo civil no país.
Pires negou que tenha sido discutido reajuste salarial ou concessão de gratificação aos controladores de vôo. Ele disse que perguntou se o reajuste estava na pauta de reivindicação dos controladores, mas a resposta teria sido negativa.
Depois do encontro com Lula e outras autoridades do setor aeronático, ele seguiu para o Ministério da Defesa para nova reunião com representantes de controladores para avaliar as medidas decididas no Palácio do Planalto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião