O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, fala nesta terça-feira (25), em Curitiba, sobre o novo Simples Nacional e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O evento será na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), no Centro da capital paranaense e é aberto ao público.
O evento, chamado de Caravana da Simplificação, já passou por Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Caxias do Sul (RS). Nessas cidades, o ministro falou sobre a desoneração tributária, a desburocratização na abertura, fechamento e no cumprimento das obrigações acessórias por parte dos empresários. A intenção da secretaria é promover as palestras em todos os estados e no Distrito Federal até maio.
Redesim
A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil. A ferramenta simplifica os procedimentos e reduz a burocracia ao mínimo necessário. Com a integração é possível acessar processos de todos os órgãos envolvidos no registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.
Trata-se de um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos voltar às microempresas e empresas de pequeno porte. No caso dos microempreendedores, permite que trabalhadores autônomos sejam formalizados e tenham direitos previdenciários assim como os empregados de carteira assinada caso as regras do regime, como recolhimento de impostos, sejam cumpridas.
Serviço:
A palestra do ministro Guilherme Afif ocorre durante uma reunião extraordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, que será das 09h30 às 11h30 horas, no Auditório da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Avenida XV de Novembro, 621 9.º andar Centro Curitiba-PR.