O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, destacou, em palestra a empresários no Paraná, o crescimento do consumo das famílias, ao comentar os números do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço do consumo das famílias foi de 3,2% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período de 2008, e de 2,1% em relação ao primeiro trimestre. "Continua sendo muito positivo", afirmou o ministro. "Na verdade, hoje, o motor da economia brasileira é o mercado interno."
Bernardo ressaltou ainda o desempenho do setor industrial que, apesar de ainda apresentar redução em relação ao mesmo período do ano passado, cresceu 2,1% em comparação com o primeiro trimestre. "Já tínhamos indicativos sobre o desempenho da economia e acho que foi muito bom", disse. "O Brasil voltou a crescer."
O ministro salientou que, levando-se em conta o desempenho apontado pelo IBGE, o brasileiro terá um "Natal gordo". "Vai ser um Natal com as famílias consumindo muito, vendendo muito, muitas encomendas para a indústria brasileira", animou-se. "E, em 2010, com certeza, vamos crescer 4,5%, embora já tenha gente achando que vai passar disso.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast