O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, receberá nesta quarta-feira, a partir das 16h, um grupo de dirigentes do agronegócio americano.
A missão - organizada pelo Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), com apoio do Centro Pan-americano de Febre Aftosa (OPAS/OMS) e do Departamento de Agricultura dos EUA - tem por objetivo fortalecer os compromissos para o cumprimento do Plano Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), conhecer os programas nacionais e discutir formas de operação e fortalecimento das ações nos diversos países da América do Sul.
Coordenam a missão o presidente do Giefa e do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, e o dirigente da Associação de Produtores de Soja dos Estados Unidos, Philip Bradishaw. Para o diretor do Panaftosa, Miguel Genovese, a visita demonstra a seriedade com que os países do continente americano estão encarando a meta de erradicação da doença até 2009.
Como maior produtor e exportador de carne bovina, o continente precisa manter a sanidade dos rebanhos. Além da audiência com o ministro Rodrigues, os norte-americanos terão reuniões na sede do Panaftosa, no Rio, e na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília.
Empenhado em fortalecer o compromisso hemisférico de erradicação da aftosa, o Giefa elabora e supervisiona ações de apoio e suplementação aos programas nacionais e desenvolve parcerias para obtenção de recursos com participação do setor privado.