A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior assumirá a presidência da Caixa Econômica Federal, maior financiadora habitacional do país, com 70% do mercado brasileiro, no próximo dia 23, informou ontem o Palácio do Planalto. Ela irá substituir Jorge Hereda, que presidiu o banco nos últimos quatro anos e permanecerá na instituição até a conclusão do processo de transição e formação da nova equipe, segundo a presidência da República.
Uma das missões da nova presidente da Caixa será preparar o banco para uma abertura de capital, conforme ideia levantada pela presidente Dilma Rousseff no fim ano passado.
Formada em engenharia de alimentos pela Unicamp com mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Miriam foi ministra do Planejamento no primeiro governo da presidente Dilma (2011-2014). Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela coordenou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Hereda deixa o cargo após triplicar a carteira de crédito da Caixa, chegando a R$ 576,4 bilhões em setembro, superando os rivais privados Santander Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast