Técnicos da missão européia visitaram nesta terça-feira (31) a fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, no Norte do Paraná, onde foi decretado foco de aftosa. A equipe está fazendo uma análise das medidas sanitárias adotados pelo governo para controlar a doença.
De acordo com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os resultados da missão serão somente divulgados em 30 dias. Por enquanto, o dono da fazenda espera a visita de uma outra comissão, que deveria ter acontecido nesta terça, que avaliará seu rebanho. Esta é de extrema importância para se resolver a situação da aftosa no Paraná.
Conforme reportagem da Gazeta do Povo, André Carioba teria aceitado um acordo com o MAPA em que cancelaria uma liminar que impede o governo de sacrificar o seu gado. Mas, para isso, é preciso que seja definido um valor para indenização.
Sem o abate de todo o rebanho da área apontada com foco de aftosa, o Paraná não conseguirá ter novamente o status de área livre. Por isso, o acordo com o dono da fazenda, que conseguiu na Justiça a integridade de seu rebanho, se torna o ponto chave para a resolução do problema pecuário paranaense.